.
Benvindos, Willkommen, Welcome, Bienvenido, Selamat datang, Velkommen, Welkom, Benvingut, Bienvenue, Benvenuto, Benvidos,

Escolha o idioma do Blog ( Select the language that you want to read the Blog )

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog
.

NEWS 100Stress !!!!

" Descer é fixe mas a malta gosta é de "sebir" "
.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Em dia de Feriado ...Almourol ... à vista ... 100Stress!!

(Domingo 10 de Junho 20
12) Ora " bibam " caros amigos e visitantes deste nosso/vosso espaço "algo cibernético" e bem ilustrativo do que é e do significa para nós o BTT de lazer ... 100Stress!!!
Pois bem, no passado Domingo saimos do local de concentração habitual; o Recanto Azul, num dia que coincidentemente era também feriado nacional ...
  • No dia 10 de Junho celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
     
  • Quando nasceu este feriado?O 10 de Junho nasceu com a República quando Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões.
    Camões representava o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial e era este o significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho.
     
  • O 10 de Junho, dia de Camões, começou a ser festejado a nível nacional com o Estado Novo, um regime instituído em Portugal em 1933, sob a direcção de António de Oliveira Salazar.
     
  • O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é pois um tributo à data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580,  é utilizada para relembrar os feitos passados do povo lusitano E também os milhões de Portugueses que vivem fora do seu país natal.
 ... mas adiante ... histórias à parte, hoje apareceram para pedalar os 100Stress: Andrade, Nuno, J.Carvalho e (eu) Gaspar ... também com vontade de gritarem ao mundo que são Portugueses e que pedalam 100Stress, apareceram o Vitor e o Lothian 2 companheiros à altura cá da malta.
 Após termos "atropelado" algumas formigas que quiçá fruto, também, das imposições da tróika andavam trabalhando ao Domingo em vez de tirarem o dia para estar com a família ... mas a necessidade assim obriga (até as formigas) para que se consiga (sobre)viver de cara descoberta ... mas voltando ás bikes ... lá fomos inventando novos trilhos sem grande sucesso pois acabámos por aparecer dentro de uma herdade onde não fosse o facto do dono andar a regar a horta, o mais certo seria ter-nos dado com o cabo da enxada ...
A enxada ou sachola é uma ferramenta usada geralmente na agricultura, embora também seja usada para outras tarefas, e consta de uma parte larga e achatada (pelo geral deferro, aço, alumínio, etc), à qual se adapta um cabo para segurá-la, mais ou menos longo.
A parte achatada é um estilo de lâmina, com o gume frontal relativamente afiado por um lado.
Utiliza-se basicamente para capinar e revolver ou cavar a terra, além como para movimentar montões de areia ou argamassa, etc. A parte achatada costuma fabricar-se de ferro, embora também as haja de madeira.
 ... nos capacetes por invasão de propriedade.
 ... episódio ultrapassado, lá fomos saindo de "fininho" não fosse o "Diabo tecelas" ... significado de «Não vão as coisas correr mal; não aconteça o pior; não surjam complicações inesperadas», mas nada diz sobre a sua origem. Regra geral, estas expressões de natureza popular são de origem obscura. Provavelmente, é por essa razão que esta e outras obras consultadas nada dizem sobre a origem da expressão.»
 ... passando junto de val florido era notória uma "ausente" falta de vontade de pedalar por parte de TODOS os intervenientes na jorna da de hoje ...
 ... felizmente, mais "eufóricos" vinham os nossos "visitantes" ... o Vitor e o Lothian , cheios de "pinta" e com grande pedalada !!!
 ... com o Andrade no "comando" da "coisa" lá íamos progredindo a bom ritmo ... isto já ali para os lados de Asseiceira ...
 ... tal qual uns bons BTT100Stress, lá andavam os nossos amigos "aparentemente" curtindo à grande os trilhos tal como nós ... assim é que malta ... esse é que é o espírito !!!
 ... o Nuno nem precisava de pedalar ... sempre na descontra ...
 ... o João, tal como eu, lá ia tirando umas fotos e depois tinha que dar "gas" para recuperar a malta ...
 ... situações e motivos para aumentar a Adrenalina não faltavam e até dava gosto ver a malta a curtir os trilhos do ... 10 de Junho, eheheheheheheheheh
 ... quando tudo parecia correr na perfeição eis que ... AVARIA AVARIA ... pois é ... num misto de força a mais ... óleo a menos e quiçá material mais ou menos ... o Vitor lá conseguiu, já no polígono de Tancos na subida que antecedia a entrada para a Base do "Comando da Brigada de Racção Rápida" .... partir o desviador traseiro da sua Bike e apelando ao nosso sentido de "desenrrasca" para por a máquina a funcionar em single speed para poder voltar a Tomar pedalando.
 ... mesmo assim ainda houve tempo para a pose frente a esta Aero-Nave de onde certamente já muitos "mictáram" na farda aquando dos primeiros saltos, ehehehehehehehe
 ... após "largas" horas de negociações para a BH do Andrade ficar no "quartel" , além do avião até lhe propuseram a troca com esta Yé-Yé mas ..  BH ao poder, BH ao poder, hehehehehehehe
 ... com o grupo de 6 reduzido a 5 ... lá chegámos junto ao Castelo de Almourol ...
«« O Castelo de Almourol, no Ribatejo, localiza-se na Freguesia de Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da Barquinha, Distrito de Santarém, em Portugal, embora a sua localização seja frequentemente atribuída a Tancos, visto ser a vila de onde se vislumbra melhor.
Erguido num afloramento de granito a 18 m acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, no médio curso do rio Tejo, um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere, à época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, actual Região de Turismo dos Templários. Constitui um dos exemplos mais representativos da arquitectura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo. Com a extinção da Ordem do Templo o castelo de Almourol passa a integrar o património da Ordem de Cristo (que foi a sucessora em Portugal da Ordem dos Templários). »»
 ... epá eu também quero aparecer na " pelingrafia "  ... pronto já cá estou ;-))
 ... numa tentativa frustrada para sair sem voltar a trás ... lá andámos com as "burras" ás costas ... quer dizer ... os burros fomos nós pois o caminho não era este, hehehehehehe
 ... ao fim de algum tempo e no "encalço" de um jovem casal que pensámos saberem o caminho de saida , lá encontrámos o dito cujo ... embora a penantes !!!!
 ... passando pela localidade de TANCOS ...
«« Tancos é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova da Barquinha, com 1,56 km² de área e 243 habitantes (2011). Densidade: 155,8 hab/km².
Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Era constituído apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 708 habitantes.
Possui um apeadeiro ferroviário integrado na linha da Beira Baixa,[1] com vista para o castelo de Almourol.
É considerada uma vila muito florida, mas ultimamente as flores e os espaços verdes têm sido substitíudos por pedras.»»
... entrámos num trilho simplesmente espetacular e denominado por "Trilho da Lampreia" que nos levou a um milheiral mesmo ás portas de Vila Nova da Barquinha ...
«« Vila Nova da Barquinha (também conhecida pela forma sincopada de Barquinha) é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 3 600 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.
É sede de um pequeno município com 48,95 km² de área e 7 322 habitantes (2011), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Tomar e Abrantes, a leste por Constância, a sul pela Chamusca, a sudoeste pela Golegã, a oeste pelo Entroncamento e a noroeste por Torres Novas. O concelho foi criado em 1836 por desmembramento do antigo concelho da Atalaia.
Dispõe de uma estação ferroviária integrada na linha da Beira Baixa. »»

 ... com a sua zona verde que certamente muita inveja faz a muitos grandes centros urbanos, a Barquinha acolhe com actividades lúdicas quantos se queiram exercitar ... 5*****.
 ... por esta altura do ano V.N.Barquinha presenteia todos quantos a visitam com as suas festas Populares ... e nós lá fomos ás "bisnagas" onde também encontrámos mais um companheiro "pedalante" ...
 ... no regresso a Tomar lá tivemos que fazer uns "singlesitos" para a malta exercitar os reflexos ...
 ... hoje a "fava" calhou ao João que numa de "contacto com a Natureza" lá se mandou para cima de umas silvas ... mas 100Stress!!!!
 ... até Tomar foi sempre a aumentar a média, para irmos ás "Médias" mas aquelas servidas pelo "controlador de tráfego" ... o sr. José que prontamente nos "socorreu" ...
 ... á espera já estava o Vitor que embora "desfardado" lá se juntou ao seu companheiro e a nós ...
 ... enquanto eu posava para a foto, o Nuno observava se o copo estava rôto pois o líquido desaparecera num ápice, heheheheheheheh.
E meus amigos assim termina mais um breve relato de mais uma breve voltinha de Btt sempre 100Stress e caso me apetecêsse muito mais podería escrever mas ... não me apetece, ehehehehehehe .... querem saber mais ????  venham pedalar com a malta !!!
Para todos aquele braço e um bom resto de semana sempre 100Stress!!!!
Carlos Gaspar
TODAS AS FOTOS
(Gaspar)

(João Carvalho) ... onde eu apareço mais, ehehehehe


Mapa e Altimetria da Volta

Track em formato GPX (Garmin) pode ser descarregado aqui
Track em formato KML (GoogleEarth) pode ser descarregado aqui

.......................................................

Sem comentários: