.
Benvindos, Willkommen, Welcome, Bienvenido, Selamat datang, Velkommen, Welkom, Benvingut, Bienvenue, Benvenuto, Benvidos,

Escolha o idioma do Blog ( Select the language that you want to read the Blog )

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog
.

NEWS 100Stress !!!!

" Descer é fixe mas a malta gosta é de "sebir" "
.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

sábado, 20 de outubro de 2012

VIII TRILHOS da RAIA - Idanha-a-Nova

Mais um ano, mais uma participação no passado Domingo (14 de Outubro) dos BTT100Stress no VIII Trilhos da Raia naquela que é considerada a “Capital do BTT”, Idanha-a-Nova.
Com o limite de inscrições (800) atingido em 2 dias com uma antecedência superior a 3 meses para a data de realização da prova, os Trilhos da Raia, continuam a ser uma das “mecas” do BTT nacional, onde se pode encontrar pessoal das mais diversas origens geográficas.
Da minha parte esta já é a 4ª seguida e mais uma vez a ACIN, conseguiu superar as minhas expectativas e as dos amigos de pedaladas que rumaram comigo até terras raianas, o 100Stress Marco Silva e o amigo Domingos.
Como tem sido habitual e dada a distância geográfica de Idanha-a-Nova de Tomar (140 Km), optámos por fazer a viagem de véspera e aproveitámos mais uma vez a hospitalidade dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova (agradecimento especial ao amigo Toni) que nos cederam as suas instalações para pernoitarmos e para os banhos.
Relativamente à prova tínhamos combinado na véspera que o objectivo era partir o mais à frente possível no pelotão, para evitar congestionamentos à partida e na entrada dos trilhos e assim foi. Depois de um substancial pequeno-almoço numa pastelaria local, lá nos dirigimos para junto do arco insuflável de partida onde já se encontravam cerca de um centena de participantes. O frenesim e ansiedade era bem evidente no pessoal desejoso de atacar os trilhos e rapidamente o largo da partida ficou composto à espera da partida.

9:00 h em ponto partida !!! Foi a última vez que vi os meus amigos de pedaladas!
Apesar de não ser apanágio dos 100Stress, desta vez cada um seguiu com o seu ritmo e com diferentes objectivos em mente. Eu (João Carvalho) já andava há quase um mês a mentalizar-me para os 95 Km, lá arranquei a um ritmo moderado, o Marco e o Domingos foram para os 55 Km, o 100Stress tinha como objectivo “sentir” a sua condição física e fazer o passeio sem esforçar muito, já o Domingos foi sempre “prego a fundo” à procura da melhor classificação possível.



Ver Classificações no site da ACIN: Classificação 55 Km  -  Classificação 95 Km

95 Km
João Carvalho,  classificação: 91º em 234;   tempo: 5h 42 m
55 Km
Marco Silva,  classificação: 183º em 484;   tempo: 3h 54 m
Domingos Lopes,  classificação: 39º em 484;   tempo: 3h 01 m

Descrição dos 95 Km, na 1ª Pessoa

Como parti relativamente à frente, e com os 3 primeiros Km’s em alcatrão deu para o pessoal alongar o que permitiu que na 1ª descida já em trilho para a albufeira da barragem Marechal Carmona não houvessem congestionamentos. Apesar do dia ameaçar chuva, o pó na parte inicial era muito, dificultando muitas vezes a visibilidade e a respiração. Seguindo a bom ritmo, mas sem exagerar passei pela Ribeira das Taliscas – Rio Torto (Km 9), e comecei a subir para o Marco Geodésico do Torrão (Km 12,5).
Esta subida foi feita ainda com bastante pessoal, mas sem necessidade de desmontar. Lá segui para o próximo ponto de passagem que seria a aldeia de Proença-a-Velha (Km19,5). Estava-me a sentir bem e cada vez mais mentalizado que iria para os 95km e nem mesmo as borrifadelas que S.Pedro nos brindou me desanimou. Sabia que se a opção fosse os 95Km, tinha que me alimentar e hidratar correctamente, pelo que não descurei esse aspecto. Chegado à aldeia de Medelim (Km 27), era tempo para o 1º abastecimento do dia, e onde aproveitei também para olear a corrente.
 
Depois da curta paragem para não quebrar o bom ritmo que trazia lá me fiz aos trilhos!!! À saída da aldeia era onde se dava a separação dos dois percursos (55/95) e sabia que tinha que tomar uma decisão relativamente ao percurso a seguir. Ainda olhei discretamente para a placa dos 55, mas a bike apontou para os 95 km e aqui vamos nós.... 
Sabia do estudo que tinha feito pelo track disponibilizado pela organização que até à descida para Penha Garcia seria sempre a subir, se bem que moderadamente até ao Km 40 e com uma forte “picada” para a Serra do Ramiro entre os Km’s 43 e 46. Por isso, e como seguia sozinho tentei encontrar o ritmo certo e juntei-me a dois elementos dos BTT Cacia e MK/Máquinas com os quais rolei alguns Kms.
  
Ao Km 43 deu-se o início da “Picada” para Serra do Ramiro, ainda com bastante pessoal, boa disposição, mas também na companhia de uma chuva “molha tolos” para ajudar!. Uns a “penantes”, outros nem tanto lá se ia subindo a custo pela encosta.
Depois de 50 m também a “penantes”, montei para o resto da íngreme subida e nunca mais desmontei; o planalto foi feito a grande velocidade em direcção a Penha Garcia com o Rio Ponsul lá em baixo à nossa esquerda (paisagem magnífica) mas com a chuva sempre presente, o que me estava a preocupar, pois sabia que tinha de descer a calçada romana e chuva+pedra não são a combinação perfeita para quem anda nestas andanças.
Em Penha Garcia, foi um serpentear por becos e ruelas até á saída da aldeia para a praia fluvial, onde começava a descida em calçada romana (rota dos fósseis). Se a placa “Descida Perigosa” leva o pessoal a pensar duas vezes, eu nem 1/2 vez pensei e desmontei no início da descida, não só para apreciar a paisagem envolvente (sem palavras….), mas também para não esmurrar o cromado (a memória ainda está fresca). 
E assim foi num serpentear constante, com a montada a mão, até à praia fluvial tentando mesmo assim não cair! Estava difícil acreditem… Prometi a mim mesmo que um dia voltaria a este local, ou para um mergulho na magnífica piscina natural ou para repetir a calçada montado na bike!
Depois de cerca de 600m de um misto de contemplação e sofrimento (10 a 15 minutos), lá deu para montar no passadiço da praia fluvial…. Começo a pedalar novamente e foi então que apanhei o único susto do dia com duas valentes cãibras nos músculos na parte posterior das coxas… Olhei para o GPS que marcava 51 Kms, e pensei já foste! Comecei a pedalar “redondo” sem esforçar muito e continuei assim até à zona do 2ª abastecimento à saída de Penha Garcia.
Parei fiz uns alongamentos, sem forçar muito, aconcheguei o estômago com mais uma barra energética e tentei seguir. Por incrível que pareça, ou porque o terreno o proporcionou (sempre quase rolante), a dor desapareceu e fiz largos Km’s sozinho, por estradões, alguns singles, sempre a abrir. Estava-me a sentir bem e os cerca de 20 Km’s que separavam Penha Garcia de Idanha-a-Velha, foram feitos num ápice e de repente estava no 3ª abastecimento onde só parei para reabastecer os cantis.
Já com o Sol a brilhar, a partir daqui até à barragem Marechal Carmona já conhecia o rumo a seguir de edições anteriores, pelo que aumentei o ritmo e aproveitei para recuperar algumas posições por entre os estradões e singles junto à albufeira da barragem. Cheguei ao paredão da barragem com cerca de 87 Km’s nas pernas e 1500 m de acumulado e pensei para mim…. onde é que estariam os restantes 400 m de acumulado que a organização tinha anunciado? Sabia de edições anteriores que teria de subir para Idanha, mas não conhecia a parte final do track. A aproximação à meta acabou de ter de tudo, claro sempre em ascensão a começar do lado de baixo do paredão da barragem: estradão, alcatrão, uma espectacular calçada romana e ruelas empedradas já dentro da vila que acabaram já muito perto do largo da câmara municipal.
 
Faltavam só alguns metros para a meta, que como já é hábito estava instalada no palco do recinto de feiras, desta vez a organização optou por fazer um corredor directo ao palco, deixando de parte o serpentear por entre os sobreiros, pelo que rapidamente conclui o percurso. Desci a rampa do palco e pensei para mim: objectivo cumprido!

Escusado será dizer que os meus companheiros de pedaladas já tinham concluído os 55Km e já tinham aconchegado o estômago com o belo do porco no espeto que continua e bem a marcar o cardápio dos Trilhos da Raia. Depois da lavagem da CUBE e de uma banho revitalizante, foi a minha vez de repor os líquidos e saborear o porco no espeto.

Em nome dos BTT100Stress, parabéns à organização – ACIN, que mais uma vez esteve à altura.

Fiquem bem e boas pedaladas….

Vídeos:
Vídeo da partida (by Cláudia Peralta): http://www.youtube.com/watch?v=1gsvQroawc8
Vídeo (by Carlos Rodrigues) : http://www.youtube.com/watch?v=pkFLM60j1mk (Marco a partir do minuto 4:08)
Vídeo (by bttfamília): http://www.youtube.com/watch?v=WMONHsn9Xh0 (Marco ao minuto 06:33 e João Carvalho ao minuto 14:47)

Fotos da Organização: http://gallery.acin.com.pt/main.php?g2_itemId=21022


Mapa e Altimetria da Volta
Track em formato GPX (Garmin) pode ser descarregado aqui
Track em formato KML (GoogleEarth) pode ser descarregado aqui

Mapas e Tracks: João Carvalho
Fotos: João Carvalho, ACIN e outros participantes

Sem comentários: