.
Benvindos, Willkommen, Welcome, Bienvenido, Selamat datang, Velkommen, Welkom, Benvingut, Bienvenue, Benvenuto, Benvidos,

Escolha o idioma do Blog ( Select the language that you want to read the Blog )

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog
.

NEWS 100Stress !!!!

" Descer é fixe mas a malta gosta é de "sebir" "
.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

domingo, 31 de janeiro de 2010

Voltinha domingueira por CAMBAS com o Gonçalo e o Jorge ...

... CAMBAS à vista ...

Meus amigos, cá estamos de regresso, após mais um belo Domingo e mais uma "voltinha" desta vez por montes e vales (mais montes do que vales, eh eh eh, tal como a malta gosta... ), ali para os lados de Oleiros, mais propriamente em CAMBAS, uma simpática aldeia que também é sede de Freguesia e à qual eu tenho ligadas as minhas "raizes", pois sou natural de uma pequena aldeia pertencente à referida Freguesia de CAMBAS.
Sendo assim, hoje resolvi ir "alone" ao encontro do amigo Gonçalo, de Oleiros, para juntamente com quem mais aprece-se, irmos dar umas pedaladas pela zona.
Então cerca das 8.30h, após 1.00h e pouco de caminho feita de carro desde TOMAR, lá cheguei a CAMBAS quase ao mesmo tempo do Gonçalo, local onde já nos esperava o companheiro Jorge que completou o "trio de ataque" para a volta de hoje.
Cumprimentos e apresentações feitas, foi só acabar de preparar as "montadas" e lá estavamos nós pedalando por um caminho que conduzia para SW sempre tendo como companhia, o rio Zêzere com as suas águas calmas dava um certo "espelhado" à paisagem, tornando-a simplesmente deslumbrante.
A primeira aldeia por onde passámos foi "CANEIROS ", uma aldeia como tantas outras neste país, onde o envelhecimento e a desertificação está bem visível.
Bom, vou ver se me contenho nas palavras, pois isto hoje dava para estar aqui a escrever o resto da semana, hihihiihi, assim sendo, depois de deixarmos para trás a dita aldeia, foi continuar novamente a subir, (pois aqui para estes lados ou se sobe ou se desce), para algum tempo depois cruzar-mos a rua principal de "SELADA DAS PEDRAS", mais uma pequena aldeia, embora esta com mais sinais de "modernidade".
Voltando ao "pedal", toca a subir novamente e uns kms a seguir ... "alto e parou" ... era hora da "Bucha", "Abastecer", "dar ao Morfes" ... enfim, vocês sabem o que é, iac iac iac.
De estômago "enganado", eheheheh, toca a subir novamente para pouco tempo depois e após algum esforço pedalante, chegarmos finalmente ao cimo do monte, pensava eu, hihihihih.
Neste local podemos deslumbrar a paisagem, que nos proporcionava para além da vista de várias aldeias espalhadas pelas serras, também uma vista privilegiada da Barragem de Santa Luzia ... de volta ao trilho, agora sim lá apareceu uma "valente" descida, iupi iupi iupi, ... mas foi de pouca dura, pois logo a seguir lá estava mais uma valente "parede", ehehehehe.
Chegados ao topo de mais esta "subidita", lá estávamos nós ás portas da aldeia de "ARMADOURO", para os interessados, esta é a aldeia natal do cantor Tony Carreira.
Daqui em diante foi começar a descer, passando primeiro pela "minha aldeia natal" "BREJAS DO BARCO" e logo depois ainda tive tempo de levar o pessoal a visitar uns familiares meus.
A esta altura já começava-mos a pensar mas era no "xop xop"(diga-se ALMOÇO), e então foi sempre a descer novamente até CAMBAS, local onde havia-mos iniciado a nossa "voltinha" e onde a daria-mos por terminada.
Foi uma bela manhã de BTT, com cerca de 30km percorridos e 1200mts de acumulado, numa zona que eu particularmente adoro e na companhia de 2 "ESPECTACULARES" companheiros, o Gonçalo e o Jorge, e para os quais eu deixo aqui publicamente o meu agradecimento por me terem proporcionado esta bela manhã ... OBRIGADO !!
Quanto aos meus colegas habituais, espero que não tenham ficado na cama e que, no mínimo, se tenham divertido tanto como eu.
Para todos uma boa semana e aquele abraço ... 100Stress !!

Carlos Gaspar

... o amanhecer na serra é ... LINDO !!
... pelo caminho encontram-se muitos ribeiros correndo ...
... a ponte de CAMBAS sobre o Rio Zêzere ...... a minha pessoa .. ... o amigo Gonçalo ...
... o companheiro JORGE ...
... o Rio Zêzere "serpenteando" as serras ...

... até "ranges" os dentes, vai lá vai ...

... uma réplica do ALAMBIQUE onde se faz a famosa Aguardente de Medronho ...


... Bucha time ... Xóp Xóp, nhac nhac, Morfes ...
... já não basta a subida ... ainda mais este obstáculo ... Fónix !!
... o terreno aqui não é fácil ...
... olha olha, o Tony Carreira é daqui !!!
... a minha Aldeia ...
... que linda que é a minha aldeia ...
... tal como antigamente ainda hoje o forno a lenha continua a funcionar ...
... nesta altura, ainda o meu tio Joaquim não me tinha conhecido, hihihihi!!
... esta era a casa dos meus avós ...
... já diz a canção: " ai se ele cai ... vai se partir ... lá lá lá lá lá, hehehe!!
... olha também já aqui chegou a "paranoica" da "Zoin", ehehehe !!!

Em baixo, podem clicar para ver nos 2 albuns as fotos tiradas hoje, pois devido a quantidade não dá para postar todas no blog ... vejam pois algumas são muito bonitas ...

As Fotos tiradas pelo Gaspar
cambas 31 1 10 Gaspar


As Fotos tiradas pelo Gonçalo ...
cambas gonçalo 31 1 10

domingo, 24 de janeiro de 2010




Hoje fomos pedalar por montes e vales da zona envolvente a Vila de Rei para fazermos cerca de 40Km do percurso "Raid ao Picoto" efectuado no ano passado pelos AmigosNosTrilhos e companheiros.
Com saída de Tomar cerca das 7.15h AM, apareceram o Gaspar, o Nuno, o Daniel, o Andrade e o Marco, o Faysca á ultima da hora não nos pôde fazer companhia mas a sua ausência foi justificada e 1000% compreendida !!
Cerca das 8h chegámos a Vila de Rei e a temperatura estava bastante "baixinha", mas cheios da coragem e "valentia" que já nos é reconhecida, lá nos preparámos e nos fizemos ao caminho.
Os primeiro 10Km foram algo "penosos" pois apesar da temperatura não ajudar muito, estes foram feitos sempre em ... ... ... epá, até me custa dizer ... iaaac ... pronto, foram feitos em "alcatrão".
Por fim ao fim dos tais 10Kms lá chegámos ao nosso 1º objectivo do dia - a aldeia de Água Formosa, uma típica aldeia de xisto com as casas quase todas mantendo a arquitectura original que juntamente com uma paisagem sublime e uns ribeiros correndo águas límpidas e cristalinas dão ao visitante uma ideia de ter chegado ao "paraíso" ... simplesmente espectacular ... recomendamos a visita !!!
Daqui em diante começou o BTT propriamente dito, pois começamos por seguir um trilho em calçada ao longo do ribeiro que depois deu lugar a um trilho natural e algo escorregadio mas sempre ao longo da vale ... lindo ... lindo ...
E foi a partir daqui que começamos a "aliviar" o vestuário pois com o aparecer do sol algo quentinho fez com que o Gaspar optá-se por pedalar de calções e T´shirt à boa maneira do Verão.
O aliviar do vestuário não teve só a ver com o calor, é que daqui em diante até ao fim do percurso, as subidas seriam uma constante, e de que maneira, ... era cada uma ... vai lá vai ... mas já perto do nosso 2º objectivo do dia (o Picoto de Vila de Rei) ainda tivemos que ter folgo e pernas para "atacar" a subida desde Relvas até ao dito Picoto ... foi quase meia hora sempre a pedalar com uma inclinação de subida bem razoável ... mas valeu a pena, pois ao chegar-mos ao topo a vista da paisagem faz-nos esquecer tudo o resto e pensarmos que estamos no topo do mundo ... missão cumprida !!!!
Foi então hora de descermos a Vila de Rei para darmos por concluída esta jornada de BTT por terras de Vila de Rei.
Para todos um forte abraço e votos de uma boa semana ... 100Stress !!!

... 8h em Vila de Rei ... o despertar !!!!

... à saída de Vila de Rei prontos para a "Lócura" ...

... iac iac olha o alcatãozinho ...
... eis o 1º objectivo do dia ...


... para ver todos os detalhes do mapa clique na imagem para ampliar ...

... Marco o nosso guia de hoje ...

... forno a lenha e caixa de correio "típica" ...

... as típicas "avenidas" ...

... lindo ... lindo ... só visto ...



... dentro da gruta ...

... fora da gruta ...

... trilhos simplesmente espectaculares ...

... a partir daqui é que começa a doer e a moer ...

... não tarda nada já aqueces ... ehehehehe...

... Nuno numa de homem das cavernas, hihihihihi ....

... fresquinha ...
... epá o Gaspar já pensa que está no verão ...

... Daniel sempre "na maior" ehehehehe ...

... a desertificação e o abandono também já se começa a notar aqui !!!

... Andrade sempre a "bombar"

... ainda falta "roer" mais um pouco ...

... eis-nos chegados ao 2º objectivo do dia ..





... F I M ...

Para ver todas as 109 fotos de hoje no Album PICASA, clique na foto em baixo !!
vila de rei 24.1.10